A percepção espacial também é conhecida por senso espacial.
O ensino da Matemática as escolas começa geralmente pela contagem e números, isto é, pela Aritmética. No entanto, seria mais natural se começasse pela Geometria, pois as crianças percebem primeiramente formas, cores, sons, e não quantidades. Sabemos que as primeiras noções infantis, tais como, perto/longe, dentro/fora, aberto/fechado, aqui/lá, para cá/para lá, junto/separado, parte/todo, são adquiridas com um forte auxílio da percepção espacial. Por isso, esta deveria receber especial atenção da escola.
A importância que a percepção espacial assume no desenvolvimento infantil torna-se maior ainda se considerarmos que a criança se utiliza dessa percepção para ler, escrever, desenhar, andar, jogar (com objetos ou com o próprio corpo, sobre tabuleiros ou em quadras), pintar ou escutar música. Portanto, a percepção espacial da criança não serve apenas para auxiliá-la na exploração das formas geométricas, embora quanto maior ela for mais fácil será a aprendizagem da geometria.
O vídeo apresentado (Pato Donald no País da Matemágica) leva crianças e adultos à reflexão sobre a importância e a insubstituível prática da matemática em toda relação humana, valorizando a aprendizagem da contagem desde a primeira infância. O curta-metragem é uma viagem em um mundo de fantasia onde as árvores têm raízes quadradas. Disney usa a animação para explicar o pentagrama que contém a regra de ouro e, baseado nele, explica a relação de proporção do retângulo de ouro, que representava para os gregos a lei da beleza matemática.
As habilidades que podem favorecer o desenvolvimento da percepção espacial para as crianças aplica-se na discriminação visual, memória visual, (de) composição de campo, conservação de forma e de tamanho, coordenação visual-motora e equivalência por movimento.
Quando propiciamos atividades lúdicas, as crianças constroem através de brincadeiras, estruturas de aprendizagem. A mesma metodologia oportuniza a compreensão da matemática quando existe a experiência de contagem, em diferentes contextos e de variadas formas.
O ensino das crianças pequenas está relacionado às suas necessidades, fator essencial para não desviá-la de sua vivência imediata, espontânea e imaginativa. Portanto, o que aprende está relacionado ao interesse que é despertado nas atividades realizadas em sala de aula. Despertar o interesse, com proposição de atividades participativas, estimula sua atenção, criatividade e imaginação. Consequentemente, o ensino se transforma em um mundo mágico, com o qual a criança relaciona-se ativamente
Referencias
LORENZATO,
S. Educação Infantil e percepção matemática. Campinas, SP: Autores Associados,
3.ed., 2011. (Coleção Formação de Professores).
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Edna Alves da Silva
edna.pedagotec@gmail.com
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