De
acordo com Maria Teresa Mantoan, percebemos que a Educação Inclusiva não caracteriza-se
somente as crianças que apresentam
deficiências físicas ou mentais, mas está sendo discutida amplamente que todas
as crianças devem ser incluídas em sala de aula.
A
educação utilizada em nossa cultura escolar impõe que todos os alunos aprendam
as mesmas coisas e ao mesmo tempo. E é cobrado que seu resultado corresponda ao
interesse estabelecido por terceiros e não por sua própria definição ou
necessidade individual.
A
inclusão seria a meta de uma educação com qualidade para todos, atendendo inclusive
a proposta e meta do governo, por tanto o ensinar seria “dar conta” de uma
escola que faz com que o individuo aprenda na sua medida e que se desenvolva
plenamente segundo sua capacidade, visto que não necessariamente esse aluno
apresente uma deficiência com laudos médicos.
Podemos
então compreender que o currículo escolar deve conduzir o aluno à experimentar
e vivenciar todas as possibilidades de aprendizagem, sem ter que propor
“currículos” diferenciados para múltiplas necessidades, uma vez que personalizar
a aula individualmente (focando a deficiência ou alguma particularidade e não a
pessoa/aluno) motiva a exclusão dentro da inclusão, ou seja, o objetivo
inverso.
Para
Mantoan, uma boa escola não é aquela que faz um ensino diferenciado, mas sim é
aquela que ensina para todos.
Podemos
constatar que, para que um currículo atenda as perspectivas dessa educação
inclusiva, basta parar de ignorar os documentos e orientações relacionadas a
essa politica.
É
obrigação do sistema de ensino oferecer, buscar e instalar recursos
apropriados, reorganizar o ambiente físico, promover educação continuada aos
profissionais, definir bem suas atribuições e principalmente exercer o papel da
escola, sendo sempre um desafio, exigindo de todos os envolvidos (estado, gestão
escolar, professores, pais e comunidade).
O
ambiente escolar é o local que muitas vezes surge um problema de ordem social a
ser resolvido, e é na sala de aula que muitos encaminhamentos levam a solução.
Bibliografia
Inclusão escolar : o que é? por quê? como fazer? / Maria Teresa Eglér Mantoan. — São Paulo : Moderna , 2003. — (Coleção cotidiano escolar)
Bibliografia
Inclusão escolar : o que é? por quê? como fazer? / Maria Teresa Eglér Mantoan. — São Paulo : Moderna , 2003. — (Coleção cotidiano escolar)
Compartilhe também suas ideias,
Edna Alves da Silva
edna.pedagotec@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário