segunda-feira, 24 de julho de 2017

Perspectiva de um novo Currículo - Integração ou Inclusão

De acordo com Maria Teresa Mantoan, percebemos que a Educação Inclusiva não caracteriza-se somente as  crianças que apresentam deficiências físicas ou mentais, mas está sendo discutida amplamente que todas as crianças devem ser incluídas em sala de aula.

A educação utilizada em nossa cultura escolar impõe que todos os alunos aprendam as mesmas coisas e ao mesmo tempo. E é cobrado que seu resultado corresponda ao interesse estabelecido por terceiros e não por sua própria definição ou necessidade individual.

A inclusão seria a meta de uma educação com qualidade para todos, atendendo inclusive a proposta e meta do governo, por tanto o ensinar seria “dar conta” de uma escola que faz com que o individuo aprenda na sua medida e que se desenvolva plenamente segundo sua capacidade, visto que não necessariamente esse aluno apresente uma deficiência com laudos médicos.

Podemos então compreender que o currículo escolar deve conduzir o aluno à experimentar e vivenciar todas as possibilidades de aprendizagem, sem ter que propor “currículos” diferenciados para múltiplas necessidades, uma vez que personalizar a aula individualmente (focando a deficiência ou alguma particularidade e não a pessoa/aluno) motiva a exclusão dentro da inclusão, ou seja, o objetivo inverso.

Para Mantoan, uma boa escola não é aquela que faz um ensino diferenciado, mas sim é aquela que ensina para todos.

Podemos constatar que, para que um currículo atenda as perspectivas dessa educação inclusiva, basta parar de ignorar os documentos e orientações relacionadas a essa politica.

É obrigação do sistema de ensino oferecer, buscar e instalar recursos apropriados, reorganizar o ambiente físico, promover educação continuada aos profissionais, definir bem suas atribuições e principalmente exercer o papel da escola, sendo sempre um desafio, exigindo de todos os envolvidos (estado, gestão escolar, professores, pais e comunidade).


O ambiente escolar é o local que muitas vezes surge um problema de ordem social a ser resolvido, e é na sala de aula que muitos encaminhamentos levam a solução.

Bibliografia

Inclusão escolar : o que é? por quê? como fazer? / Maria Teresa Eglér Mantoan. — São Paulo : Moderna , 2003. — (Coleção cotidiano escolar)

Compartilhe também suas ideias,
Edna Alves da Silva
edna.pedagotec@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário