terça-feira, 25 de julho de 2017

O que é o método Paulo Freire

Antes de "dialogarmos" sobre o livro, vamos falar sobre PAULO FREIRE

Em 02 de Maio de 1997, morre em São Paulo, um dos mais conhecidos educadores brasileiros, Paulo Freire, sua influência e contribuição para a educação brasileira e mundial são inegáveis. Muitas manifestações levaram a faixa de “Basta de Paulo Freire”, pois foi caracterizado como Marxista por acreditar na luta de classes e na oposição entre opressor e oprimido, Paulo Freire criticava a educação baseada na dominação e alienação, para ele a educação precisava proporcionar um pensamento crítico e a construção do conhecimento.

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.”
 Paulo Freire

Para Paulo Freire, essa pratica educativa nunca será aceita para a elite econômica, porque promove a conscientização do povo sobre o seu lugar no mundo e estar no mundo, resultando uma abertura para a realidade. Democracia, participação popular, consciência, liberdade, criticidade são conceitos fundamentais para a pedagogia de Paulo Freire.

E de CARLOS RODRIGUES BRANDÃO

Em plena ditadura no Brasil, muitos educadores se reuniram para aplicarem esse método, e Brandão, escrevia memórias dessas viagens, em 1971, pensou transformar essas memorias em um livro.

Apesar de ser formado em antropologia, ficou também conhecido como um educador popular nesse processo de alfabetização.

O livro, “O que é o método Paulo Freire”, traz um relato sobre a aplicação do método do Paulo Freire de alfabetização de adultos. Segundo o livro, esse método iniciou-se em pequenas cidades do nordeste, onde Paulo Freire conseguiu alfabetizar 300 trabalhadores rurais em apenas 45 dias.

O método tinha a proposta de identificar palavras-chaves do vocabulário dos alunos – as chamadas “palavras geradoras” eram de uso comum e significativo para os integrantes da comunidade. Eram apresentadas as palavras ao lado de suas representações visuais do objeto e o mecanismo da linguagem era estudado depois.
  




RESUMO DO LIVRO
O QUE É O MÉTODO PAULO FREIRE

Brandão inicia seu livro como fosse um diário de viagem, entre São Paulo e o Nordeste do Brasil. O método Paulo Freire, além de ser um método sociolinguístico, levava a educação como uma prática para liberdade.

Devido à ditadura, os participantes dessas viagens, acharam arriscado, publicar esse livro, por apresentar muitas contestações e criticas politicas, por esse motivo em 1974 foi publicado em outros países latinos, e na 16ª edição chegou a Espanha, levando o nome de Paulo Freire. Após 10 anos, Carlos Rodrigues Brandão conseguiu vê-lo publicado no Brasil.

A pequena cidade, Angicos (RN), sustentava-se através de trabalhos do campo, algodão e de esperança. Havia 13 mil habitantes; e uma grande revolução ocorreria. Na época, 75% das pessoas em Angico, morriam entre a pobreza e o analfabetismo. Não tinham capacidade de ler e interpretar o que significava sua maior arma contra essas desigualdades alarmantes, o voto.

Iniciou-se então uma campanha contra o analfabetismo, o problema base do estado. Demoraram, mas perceberam que o maior problema não estava somente na falta de agua e alimento, mas também na falta de conhecimento, e que lendo e escrevendo, o homem poderia vencer não só o analfabetismo, mas também a miséria.

Em 1963, 15 universitários chegaram a Angico, com o intuito de colaborar com um Brasil mais justo, convocaram os alunos, e explicaram a eles que seria possível alfabetiza-los em 40 horas. Sem cartilhas, mas após integrar o grupo, conhecido como “circulo de cultura” (os alunos se juntavam com os alfabetizados para discutirem sobre um determinado assunto, geralmente sobre suas realidades, esse trabalho iniciava-se através da oralidade, sendo a peça chave para a construção coletiva da aprendizagem), conversaram sobre seus problemas, e levantaram as palavras mais utilizadas na região. Instalaram as salas de aulas em casas maiores, levaram cadernos, lápis, lampiões, ânimo e esperança para o povo daquela região.

BETOLA era uma palavra de uso local, que significa “enfeite na rede de dormir”, essa, foi a primeira a ser apresentada ao grupo.

Esse método de alfabetização era direcionado, através de palavras existentes e conhecidas daquela região, com elas outras construções eram realizadas, como por exemplo, as famílias das sílabas (ba, be, bi, bo, bu - ta, te, ti, to, tu - la, le, li, lo, lu), assim, eram projetadas outras palavras, como por exemplo BA+LA= bala. Sendo simples e eficiente para o publico que Paulo Freire destacou.

Quando completava 20 horas, as maiorias dos alunos já conseguiam ler e formar novas palavras. No final, alunos sentiam segurança para escrever e discursar em publico.
Essa experiência foi expandida, aplicando-se em todo o território com o aval e o incentivo do Governo Federal, com expectativa de atender mais de 20 000 círculos de cultura. Educadores preparavam-se para atender um grande numero da população, porém o procedimento foi entendido como um ideal comunista, e a ditadura forçou a extinção do projeto, exilando Paulo Freire por 16 anos. Mesmo assim, o Brasil destacou-se pelo combate do analfabetismo pelo método Paulo Freire, levando o educador a expandir seu nome e seu método mundialmente.

Para Freire, o conhecimento era construído junto com os alunos, através de suas realidades, e com a cartilha imposta, limitava esse conhecimento, isolando os saberes e valores.

A experiência realizada pelo Paulo Freire não foi fácil, mas ele sempre levava o lema “ajustar, inovar, criar”. Tinha como objetivo maior, despertar em cada cidadão uma visão critica e reflexiva, capacitando-os não só para ler e escrever, mas para melhorar a sociedade.


Esse é um livro muito rápido de ser lido, mas requer atenção aos fatos históricos para uma melhor compreensão. Como complemento à esse estudo, pesquise mais sobre Carlos Rodrigues Brandão e envolva-se. 
REFERENCIAS

RODRIGUES BRANDÃO,C.; O que é o método Paulo Freire.Edição: 20ª. Bralisiense, Coleção Primeiros Passos, 1981. 120 p.

Uma observação nessa foto abaixo, embora essa frase seja "assinada" por Paulo Freire , pesquisas afirmam que essa frase chegou em suas mãos através de uma cartão postal escrito por Carlos Rodrigues Brandão. Legal né?



Hoje, Carlos Rodrigues Brandão coordena dois projetos de pesquisa sobre cultura popular e patrimônio cultural nos sertões do norte de Minas e no alto médio São Francisco. (informação retirada do Portal da Unicamp - onde desenvolveu a maior parte de sua vida acadêmica, até a aposentadoria em 1997. Desde então, continua atuando nesta Universidade como professor colaborador, assumindo orientações tanto no Programa de Antropologia como no Doutorado em Ciências Sociais.)



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