segunda-feira, 24 de julho de 2017

Filosofia e Educação: elucidações conceituais e articulações - Cipriano Carlos Luckesi


Síntese do Capítulo 1
  
O autor articula a Pedagogia com a Filosofia, sob a ótica educacional, esclarecendo que a educação é exercida conforme conceitos teóricos, e a prática pedagógica esta vinculada a uma concepção filosófica, nos levando a refletir sobre o significado de Filosofia na pratica da vida humana.

Compreendendo que segundo Luckesi, Filosofia é um corpo de conhecimento que envolve o ser humano. Esse conhecimento é construído conforme o tempo, inspirações e buscas do significado do sentido de nossas vidas. É a reflexão do nosso cotidiano, do simples ao complexo, desde a compreensão de nossa existência até o processo de toda nossa vida, oferecendo não só um entendimento, como também uma direção que nos dê sentido para percorrermos com ações coerentes. Segundo Politzer, define a Filosofia “como uma concepção geral do mundo da qual decorre uma forma de agir”.

Todos os seres humanos alfabetizados ou não precisam de esclarecimentos do mundo, e da realidade, sendo uma necessidade natural, não que venha a ser exatamente o chamado “filosofia de vida”, mas que conduzimos nossa vida através de valores, sendo uma reflexão crítica que norteia a vida humana.

A filosofia, portanto, não é somente a interpretação do que já vivemos, mas também a interpretação de nossos objetivos e desejos que estão por vir. É a Filosofia que nos motiva a agir, além de servir como transformação e revolução do nosso ser e da sociedade.
Quando temos o hábito de filosofar (procurar compreender nossa existência e significado ao mundo) temos a tendência espontânea de viver nosso cotidiano assumindo o “sendo comum”.

O autor propõe exercícios dimensionando o ato de filosofar. Em primeiro lugar, devemos entender que vivenciamos valores em todos os aspectos (familiar, profissional, social...), e devemos questionar quais são esses valores, tomando consciência das ações, assim entendendo qual direção que devemos tomar. Obviamente, por sua complexidade não teremos um “laudo” completo de todos os setores da vida, mas iniciamos uma segunda etapa que seria ter uma visão critica, passando para o momento da construção critica de valores, guiando a ação que decidimos tomar.

Segundo Luckesi devemos seguir da seguinte forma: Devemos providenciar um levantamento dos valores impostos. Posterior a isso, devemos questionar criticamente esses valores e seus significados, para depois desconstruir e  reconstruir esses valores, sempre com auxilio teórico e de pensadores.

O autor acentua a que a educação é movida e compreendida através de ações idealizadas pela Filosofia, sendo que a educação torna-se o veículo principal para a divulgação e a promoção do conhecimento filosófico. 

Luckesi, compreende que os valores que direcionam a prática educacional sustenta-se à partir de uma reflexão filosófica.


Entende-se por tanto que o capítulo 1, destaca que precisamos de alguma compreensão valorativa da vida e o ato filosofar é necessário para nos conduzir com significado em nossas ações, principalmente na área educacional.

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Luckesi, Cipriano Carlos.
Filosofia da Educação / Cipriano Carlos Luckesi. – São Paulo :
Cortez, 1994. – (Coleção magistério 2° grau. Série formação do
professor)

Espero que essa pequena síntese possa colaborar com sua pesquisa. 
Esse livro pode ser obtido também em PDF gratuitamente, aproveitem e baixam através do link:

http://www.biblioteca.sumare.edu.br/vinculos/PDF_OBRAS/3307_miolo.pdf

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Edna Alves da Silva
edna.pedagotec@gmail.com

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