O
autor articula a Pedagogia com a Filosofia, sob a ótica educacional, esclarecendo
que a educação é exercida conforme conceitos teóricos, e a prática pedagógica
esta vinculada a uma concepção filosófica, nos levando a refletir sobre o
significado de Filosofia na pratica da vida humana.
Compreendendo
que segundo Luckesi, Filosofia é um corpo de conhecimento que envolve o ser humano.
Esse conhecimento é construído conforme o tempo, inspirações e buscas do
significado do sentido de nossas vidas. É a reflexão do nosso cotidiano, do
simples ao complexo, desde a compreensão de nossa existência até o processo de toda
nossa vida, oferecendo não só um entendimento, como também uma direção que nos
dê sentido para percorrermos com ações coerentes. Segundo
Politzer, define a Filosofia “como uma concepção geral do mundo da qual decorre
uma forma de agir”.
Todos
os seres humanos alfabetizados ou não precisam de esclarecimentos do mundo, e
da realidade, sendo uma necessidade natural, não que venha a ser exatamente o
chamado “filosofia de vida”, mas que conduzimos nossa vida através de valores,
sendo uma reflexão crítica que norteia a vida humana.
A
filosofia, portanto, não é somente a interpretação do que já vivemos, mas
também a interpretação de nossos objetivos e desejos que estão por vir. É a
Filosofia que nos motiva a agir, além de servir como transformação e revolução
do nosso ser e da sociedade.
Quando
temos o hábito de filosofar (procurar compreender nossa existência e
significado ao mundo) temos a tendência espontânea de viver nosso cotidiano
assumindo o “sendo comum”.
O
autor propõe exercícios dimensionando o ato de filosofar. Em primeiro lugar,
devemos entender que vivenciamos valores em todos os aspectos (familiar,
profissional, social...), e devemos questionar quais são esses valores, tomando
consciência das ações, assim entendendo qual direção que devemos tomar. Obviamente,
por sua complexidade não teremos um “laudo” completo de todos os setores da
vida, mas iniciamos uma segunda etapa que seria ter uma visão critica, passando
para o momento da construção critica de valores, guiando a ação que decidimos
tomar.
Segundo
Luckesi devemos seguir da seguinte forma: Devemos
providenciar um levantamento dos valores impostos. Posterior a isso, devemos questionar
criticamente esses valores e seus significados, para depois desconstruir e reconstruir esses valores, sempre com auxilio teórico
e de pensadores.
O
autor acentua a que a educação é movida e compreendida através de ações
idealizadas pela Filosofia, sendo que a educação torna-se o veículo principal
para a divulgação e a promoção do conhecimento filosófico.
Luckesi,
compreende que os valores que direcionam a prática educacional sustenta-se à
partir de uma reflexão filosófica.
Entende-se
por tanto que o capítulo 1, destaca que precisamos de alguma compreensão
valorativa da vida e o ato filosofar é necessário para nos conduzir com significado
em nossas ações, principalmente na área educacional.
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Luckesi, Cipriano Carlos.
Espero que essa pequena síntese possa colaborar com sua pesquisa.
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Edna Alves da Silva
edna.pedagotec@gmail.com
Muito bom, parabéns!
ResponderExcluirObrigada Diego.
ExcluirNão consegui baixar o livro. Está disponível?
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