1 – PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
(PBF)
Ministério do
Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério da Educação (MEC),
Ministério da Saúde (MS).
O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa
de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias
em situação de pobreza (com renda mensal por pessoa de R$ 70,00 e R$ 140,00) e
extrema pobreza (com renda mensal por pessoa de até R$ 70,00), de acordo com a
Lei nº 10.836, de 09/01/2004 e o Decreto nº 5.209, de 17/09/2004. O PBF integra
a estratégia FOME ZERO, que tem o objetivo de assegurar o direito humano à
alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e
contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para a conquista da
cidadania pela parcela da população mais vulnerável à fome.
2 – PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO
TRABALHO INFANTIL (Peti)
Ministério do
Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Secretaria Nacional de
Assistência Social (SNAS), Ministério da Educação (MEC), Ministério do Trabalho
e do Emprego (MTE), Ministério da Saúde (MS) e Ministério Público do Trabalho
(MPT).
O Peti atua para tentar erradicar todas as
formas de trabalho infantil no país. Atende famílias cujas crianças e
adolescentes com idade inferior a 16 anos se encontrem em situação de trabalho.
Depois de identificadas, essas crianças e/ou adolescentes, bem como suas
famílias, passam a fazer parte do Cadastro Único de Programas Sociais do
Governo Federal (CadÚnico). Os usuários da Bolsa Família têm de frequentar o
serviço socioeducativo, ofertado no contra turno escolar, e as ações de
trabalho social e de assistência às famílias.
3 – PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Ministério da Educação
(Secad/MEC), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS),
Ministério do Esporte (ME), Ministério da Cultura (MinC), Ministério do Meio
Ambiente (MMA) e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
O Mais
Educação é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para
apoiar as escolas com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
inferior a 2,9. O programa atua com três focos: ampliar o tempo de permanência
dos estudantes na escola, aumentar o espaço utilizado para a educação – com a
utilização de ambientes da comunidade e do bairro – e trazer mais atores
sociais para dentro das escolas. As escolas devem estar localizadas em capitais
ou cidades de regiões metropolitanas com mais de 200 mil habitantes, além de
terem aderido ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e de possuírem
mais de 100 alunos matriculados, conforme o Censo Educacional de 2007.
Além de diversas iniciativas do próprio MEC,
dialogam com o Mais Educação projetos de outras áreas do governo. Por meio
deles, o MEC apresenta os recursos e matérias disponíveis para as escolas. Sua
descrição encontra-se no Roteiro Manual Programa Dinheiro Direto na Escola
(PDDE) 24.04, disponível no site do FNDE.
http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao
http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao
4 – Escola Aberta
Ministério da Educação
(MEC), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
(UNESCO) e secretarias estaduais e municipais de educação.
Criada em 2004, o programa busca repensar a
instituição escolar como espaço alternativo para o desenvolvimento de atividades
de formação, cultura, esporte e lazer para os alunos da educação básica das
escolas públicas e suas comunidades nos finais de semana. Abrange 22 estados e
atinge, por mês, cerca de dois milhões de pessoas das comunidades escolares em
todas as regiões. Estreitar as relações entre escolas e comunidade, contribuir
com as consolidações de uma cultura de paz e estreitar as relações entre escola
e comunidade são alguns dos objetivos centrais do programa.
5 – Escola que Protege (EQP)
Ministério da Educação
(MEC), Ministério da Saúde (MS), Ministério da Cultura (MinC), Ministério do
Esporte (ME), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS),
Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Trabalho e Emprego
(MTE), Ministério do Turismo (MT) e Secretaria Especial de Direitos Humanos
(SEDH).
O projeto EQP criado em 2004, tem como
objetivo prevenir e romper o ciclo da violência contra crianças e adolescentes no
Brasil. Pretende-se, portanto, que os profissionais mais capacitados para uma
atuação qualificada em situações de violência identificadas ou vivenciadas no
ambiente escolar.
A
principal estratégia da ação é o financiamento de projetos de formação
continuada de profissionais da educação da rede pública de educação básica,
além da produção de materiais didáticos e paradidáticos nos temas do projeto.
São atendidos nos municípios que incluírem o
tema da promoção e a defesa, no contexto escolar, dos direitos de crianças e
adolescentes e enfrentamento e prevenção das violências no seu Programa de
Ações Articuladas (PAR); apresentem baixo Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (Ideb) ou fazem parte da Matriz Intersetorial de Enfrentamento da
Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Também são contemplados aqueles
que participam dos seguintes programas: Mais Educação; Programa de Ações
Integradas e Referencias de Enfrentamento
à Violência Sexual contra Crianças no Território Brasileiro (PAIR); e Programa
Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
http://portal.mec.gov.br/projeto-escola-que-protege
http://portal.mec.gov.br/projeto-escola-que-protege
6 – Programa Nacional de
Inclusão de Jovens (Projovem)
Ministério do Trabalho
e Emprego (MTE), Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), Ministério da Educação
(MES), Ministério da Saúde (MS), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério
do Esporte (ME), Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria Especial de
Direitos Humanos (SEDH).
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens:
educação, qualificação e ação comunitária e foi criado para enfrentar as altas
taxas de abandono escolar e desemprego juvenil, registradas no Brasil. Unifica
seis programas dirigidos à juventude: Agente Jovem, Saberes da Terra, Consórcio
Nacional de Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica e se destina aos
jovens de 15 a 19 anos com renda mensal de até meio salário mínimo.
http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-regulacao-e-supervisao-da-educacao-superior-seres/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12921-projovem-programa-nacional-de-inclusao-de-jovens-sp-809797558
http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-regulacao-e-supervisao-da-educacao-superior-seres/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12921-projovem-programa-nacional-de-inclusao-de-jovens-sp-809797558
7 – Programa Brasil
Alfabetizado (PBA)
Ministério da Educação
(Secad/MEC)
O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil
Alfabetizado, voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O PBA é
uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da
escolaridade. O Brasil Alfabetização é desenvolvido em todo o território
nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa
de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localiza-se na
região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das
ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizando.
Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no
Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.
http://portal.mec.gov.br/programa-brasil-alfabetizado
http://portal.mec.gov.br/programa-brasil-alfabetizado
8 – Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)
O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas é uma
das ações do Programa Saúde na Escola (PSE) e tem a finalidade de contribuir
para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por
meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. A proposta do projeto é
realizar ações de progração de saúde sexual e as saúde reprodutiva de
adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Com isso,
espera-se contribuir para a redução da
infecção por HIV/DSTs e dos índices de evasão escolar causados pela gravidez na
adolescência (ou juvenil), na população de 10 a 24 anos.
http://portal.mec.gov.br/projeto-saude-e-prevencao-nas-escolas-spe
http://portal.mec.gov.br/projeto-saude-e-prevencao-nas-escolas-spe
9 – Programa Saúde na Escola
(PSE)
Ministério da Saúde
(MS) e Ministério da Educação (MEC)
O Programa Saúde na Escola tem como objetivo
contribuir para a formação integral doos estudantes por meio de ações de
promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas no enfrentamento das
vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens
da rede pública de ensino. O público beneficiário do PSE são os estudantes da
educação básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade
escolar e, de forma mais simplificada, estudantes da Rede Federal de
Educação Profissional e Tecnológica e da
Educação de Jovens e Adultos (EJA).
10 – Benefício da Prestação Continuada (BPC) na Escola
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate
à Fome (MDS), Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), Ministério da
Educação (MEC), Secretaria de Educação Especial (SEESP), Ministério da Saúde
(MS) e a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH).
O BPC
no valor de um salário mínimo, é pago mensalmente aos idosos com 65 anos ou
mais, que não recebem aposentadoria, e às pessoas com deficiência
(incapacitadas para a vida independente e para o trabalho).
Além da garantia de renda mensal, o BPC criou
o Programa BPC na Escola que visa contribuir para a promoção, o acesso e a
permanência na escola das crianças e adolescentes, prioritariamente de zero a
18 anos de idade com deficiência e beneficiárias do BPC. De acordo com o censo
escolar, 21% dos beneficiários do BPC na Escola, pretende-se reverter este
cenário.
http://portal.mec.gov.br/mais-educacao/262-programas-e-acoes-1921564125/programa-de-acompanhamento-e-monitoramento-do-acesso-dos-beneficiarios-1866580789/12291-programa-de-acompanhamento-e-monitoramento-do-acesso-dos-beneficiarios-do-beneficio-de-prestacao-continuada-da-assistencia-social-bpc-na-escola
http://portal.mec.gov.br/mais-educacao/262-programas-e-acoes-1921564125/programa-de-acompanhamento-e-monitoramento-do-acesso-dos-beneficiarios-1866580789/12291-programa-de-acompanhamento-e-monitoramento-do-acesso-dos-beneficiarios-do-beneficio-de-prestacao-continuada-da-assistencia-social-bpc-na-escola
11 – Programa Nacional de
Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (Pró-Conselho)
Ministério da Educação
(SEB/MEC)
O Pró-Conselho foi criado em outubro de 2003
para melhorar a atuação dos conselheiros municipais de educação. O Pró-Conselho
incentiva e qualifica a participação da sociedade na tarefa de avaliar, definir
e fiscalizar as políticas educacionais e assim garantir a universalização dos
direitos básicos da cidadania. Um dos seus principais objetivos é consolidar
uma estrutura educacional que garanta a aprendizagem escolar e a participação
coletiva na avaliação das ações pedagógicas e administrativas do poder público
municipal.
http://portal.mec.gov.br/pro-conselho
http://portal.mec.gov.br/pro-conselho
12 – Mobilização de Família
pela Educação de Qualidade
Ministério da Educação (Assessoria Especial do Ministro da Educação/MEC).
Segundo o Plano de Mobilização Social pela
Educação, o movimento é resultado do chamado MEC à sociedade para um trabalho
voluntário de mobilização das famílias e da comunidade pela melhoria da
qualidade da educação brasileira. O Plano de Mobilização tem como fundamentos
aos direitos humanos, a cidadania, a ética, a solidariedade, a inclusão e a tolerância.
O documento orienta as lideranças para que dialoguem sobre a importância da
educação e promovam atividades capazes de contribuir para a melhoria do ensino.
As famílias estão no centro deste movimento.
13 – Programa Ética e Cidadania
Ministério da Educação (SEB/MEC), Secretaria Especial dos Direitos
Humanos (SEDH) e as secretarias estaduais e municipais de educação.
O Programa Ética e Cidadania – Construindo
Valores na Escola e na Sociedade pretende consolidar práticas pedagógicas que
conduzam à consagração da liberdade, da convivência social, da solidariedade
humana e da promoção e inclusão social .
http://portal.mec.gov.br/proforti/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/13607-programa-etica-e-cidadania
http://portal.mec.gov.br/proforti/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/13607-programa-etica-e-cidadania
14 – Programa Nacional de
Fortalecimento dos Conselhos Escolares
Ministério da Educação (SEB/MEC)
O
Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, criado em 2004,
tem como objetivos: ampliar a participação das comunidades escolar e local na
gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas; apoias os
conselhos escolares na construção coletiva de um projeto educacional no âmbito
da escola, em consonância com o processo de democratização da sociedade; e
promover a cultura do monitoramento e avaliação no âmbito das escolas para a
garantia da qualidade da educação.
As
famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas dos
seus filhos. Candidatar-se a uma vaga no conselho escolar é uma boa maneira de
acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares. Os conselhos escolares
são constituídos por pais, representantes de alunos, professores, funcionários,
membros da comunidade e diretores de escola. Cada escola deve estabelecer
regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.
http://portal.mec.gov.br/programa-nacional-de-fortalecimento-dos-conselhos-escolares
http://portal.mec.gov.br/programa-nacional-de-fortalecimento-dos-conselhos-escolares
15 – Secretaria Especial de
Direitos Humanos
Programa de enfrentamento da violência sexual contra crianças e
adolescentes
O Programa de Combate ao Abuso e à Exploração
Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado em 2002 e tem como uma de suas
principais ações a mobilização de redes governamentais e da sociedade civil
para interromper esta grave violação de direitos. Atua ainda na gestão do
Disque Denúncia Nacional, serviço de recebimento e encaminhamento de denúncias
de violência contra crianças e adolescentes.
http://www.sdh.gov.br/
http://www.sdh.gov.br/
16 – A Rede de Proteção Integral e o Papel dos Conselhos
Para garantir que se efetivassem os direitos
constitucionais, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) criou o Sistema
de Garantia de Direitos, formado por rede de entes públicos e privados e
conselhos que devem agir de forma articulada nas três esferas de poder. O
Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) é o
representante junto à espera federativa, os conselhos Estaduais de Direito
junto às esperas estadual e distrital e os Conselhos Municipais de Direitos
junto à municipal. Integrados aos Conselhos Municipais estão os Conselhos
Tutelares. O Conselho Tutelar tem relação direta com as escolas públicas porque
é a ele que deve ser endereçada a comunicação (obrigatória) dos casos de
suspeita ou confirmação de maus-tratos; de reiteradas faltas injustificadas ou
de evasão escolar; e de elevados níveis de repetência. Ao receber denúncia, o
Conselho Tutelar passa a acompanhar o caso e pode encaminha-lo ao Ministério
Público.
Links atualizado em 25.04.2017
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