“Entre Rios – A Urbanização de São
Paulo”
Paulo”
Documentário sobre a urbanização de São
Paulo, com o enfoque geográfico- histórico, permeando questões sobre o meio
ambiente e política.
Paulo, com o enfoque geográfico- histórico, permeando questões sobre o meio
ambiente e política.
Para os alunos do Ensino Fundamental I (anos inicias – de 1º ao 3º anos) podemos levantar os conceitos de lugar, paisagem e a importância dos rios e seus contextos históricos para a sociedade.
O tema desperta interesse para o ouvinte/telespectador, por tratar-se de um assunto do cotidiano que engloba a sociedade. A abordagem assemelha-se as aulas de Geografia quando é discutida a paisagem, e de História quando a pesquisa aprofunda-se em uma investigação qualitativa de seus valores, crenças, hábitos, atitudes, desenvolvendo uma interdisciplinaridade quando é percebida a modificação da paisagem e sua complexidade histórica e social.
A partir desse vídeo podemos estimular o aluno a desenvolver algumas capacidades cognitivas: observar, descrever, comparar, relacionar e concluir.
Podemos trabalhar com os alunos uma geografia crítica, discutindo a paisagem associada
ao espaço vivido pela sociedade. O professor de séries iniciais geralmente apoia-se a livros didáticos que muitas vezes descartam a inovação conceitual de Geografia, permeado por indefinição e confusão.
ao espaço vivido pela sociedade. O professor de séries iniciais geralmente apoia-se a livros didáticos que muitas vezes descartam a inovação conceitual de Geografia, permeado por indefinição e confusão.
A Geografia leva o aluno a compreender de forma mais ampla a realidade, por esse motivo deve ser inserida desde o ensino fundamental, para que adquiram conhecimentos, e possa em um futuro próximo interferir no espaço geográfico de maneira mais consciente e propositiva.
Quando se fala de paisagem, somos levados a lembranças de nossa infância, e por muitas
vezes quando solicitado para representarem através de desenhos, geralmente, utilizam os mesmo detalhes, pois eram as nossas referencias que absorveríamos em sala de aula. Com o tempo e ainda hoje, o conceito vem sendo modificado, sendo construído em outras perspectivas, expressando as marcas da história de uma sociedade.
vezes quando solicitado para representarem através de desenhos, geralmente, utilizam os mesmo detalhes, pois eram as nossas referencias que absorveríamos em sala de aula. Com o tempo e ainda hoje, o conceito vem sendo modificado, sendo construído em outras perspectivas, expressando as marcas da história de uma sociedade.
O estudo de Geografia possibilita, aos alunos, a compreensão de sua posição no conjunto das relações da sociedade com a natureza, como e por que suas ações, individuais ou coletivas, em relação aos valores humanos ou à natureza, tem consequência, tanto para si como para a sociedade, também tem como objetivo despertar o sentimento de pertencer a uma realidade, com o poder de participação, transformação e responsabilidade, esse sentimento faz parte de um processo, essa construção pode e deve iniciar nas primeiras etapas da escolaridade.
Estudar a paisagem local ao longo dos primeiro e segundo ciclos é aprender a observar e a reconhecer os fenômenos que a definem e suas características; descrever, representar, comparar e construir explicações.
Isso também se pode observar e enaltecer o trabalho desenvolvido na disciplina de história nos anos iniciais, assim é realizado um treinamento desde cedo para que os alunos relacionem fatos, confrontando pontos de vista.
História é uma disciplina passível de múltiplas abordagens - que até há pouco tempo não
estavam em sala de aula, mas que hoje devem ser vistas com destaque.
estavam em sala de aula, mas que hoje devem ser vistas com destaque.
Espero que essas dicas possam colaborar em seu planejamento de aula :)
Compartilhe também suas ideias
Edna Alves da Silva
edna.pedagotec@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário