segunda-feira, 24 de julho de 2017

Qual importância da didática e da prática do professor para a atividade docente?

A História da Educação vem mostrando, nos últimos anos, como os professores e a função docente foram se constituindo como uma profissão, desde o século XIX. Naquele tempo, havia vários modelos de escola e, portanto, havia diferentes tipos de professores.

A profissão docente mobiliza e requer, na sua formação e na sua efetivação cotidiana, um conjunto bastante vasto de saberes, que ele classifica em quatro tipos: saberes profissionais ou pedagógicos, saberes disciplinares, saberes curriculares e saberes experimentais.

Os professores tendem a se apegar aos saberes provenientes da sua experiência, na medida em que são os únicos que eles podem controlar. Esse conjunto de saberes experimentais é que vai constituir a cultura docente num determinado momento e ser usado como parâmetro para professores poderem avaliar a sua formação, as reformas pedagógicas propostas e os próprios modelos a respeito do que é ser um bom profissional do ensino.

A autora do texto procura abordar conceitos de concepções de ensino e de aprendizagem destacando as decisões didáticas realizadas, no momento prático das aulas, na observação do aluno ou quando planeja seu curso.

Considera-se relevante à didática, enquanto instrumento, para o processo de ensino e aprendizagem. Pois a prática pedagógica efetivamente produz frutos quando o ensino é encarado como uma ação sistemática, que tem um foco traçado, métodos escolhidos e recursos adequados a serem utilizados.

É fato que uma das funções do professor é a organização e o planejamento do ensino, recorrendo constantemente à escolha de uma didática apropriada e eficiente, adequada à realidade da turma e aos conteúdos escolares, respaldando-se, simultaneamente, nas finalidades que pretende alcançar.

Quando o profissional de educação reconhece a importância da didática, está admitindo que teoria e prática são indissociáveis no processo de ensino e aprendizagem, já que, como ramo específico da pedagogia, investiga os fundamentos, as condições e os processos próprios para a construção do conhecimento. É necessário uma ação reflexiva no processo de ensino e aprendizagem, sendo indispensável a estimulação no aluno a necessidade de aprender. O professor deve aprofundar-se no contexto que cada aluno esta inserido, para utilizar recursos didáticos criativos e interessantes. O professor deve ser organizado e ao mesmo tempo flexível para atender as diversas expectativas e realidades que a sociedade impõe.

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Edna Alves da Silva
edna.pedagotec@gmail.com

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