Na era Republicana, o Brasil, mantinha suas bases
administrativas voltadas para a Teoria Geral da Administração. Foi neste
período que as reformas organizacionais aconteceram com mais força nos Estados
e também na educação. Junto deste movimento os reformistas da educação (Anísio
Teixeira, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo e outros) instituíram o Manifesto
dos Pioneiros da Educação Nova (1932).
A renovação educacional no início da
Segunda República estava alicerçada nas teorias psicológicas de Lourenço Filho,
na contribuição sociológica de Fernando de Azevedo e no pensamento filosófico e
político de Anísio Teixeira. (SANDER, 2007, p.28)
Em 1931 acontecia um movimento católico que externava seus
conflitos com os escolanovistas pelo ensino religioso. SAVIANI (2007, p.195)
retrata esse período como o equilíbrio entre a Pedagogia Tradicional e a
Pedagogia Nova datados de 1932 a 1947. Na IV Conferência Nacional de Educação
eclodia a ruptura entre “católicos” e “liberais” com a publicação do “Manifesto
dos Pioneiros da Educação Nova” (1932)
Nesse contexto o Manifesto tornou-se base política e de
modernidade que alicerçaria a educação e a sociedade brasileira até a
atualidade. Nos primeiros parágrafos do documento “saltam” do papel a primazia
da administração escolar estabelecida como fator fundamental para a solução dos
problemas educacionais agravados no regime republicano.
É curioso vislumbrar como, já naquele momento, se pensava na
organização de um sistema educacional adequado à estrutura moderna que se
construía naquele período no país. Para os escolanovistas era preciso mudar
naquele tempo, ou os fracassos se propagariam posteriormente. Medidas
imediatistas e à curto prazo não fariam mais sentido, era necessário pensar
adiante.
A investigação científica, método muito discutido no
Manifesto, eclode como raiz do movimento industrial. Para os pioneiros este
método modificaria e renovaria os olhares dos educadores e impulsionaria a
evolução necessária à administração dos serviços escolares.
Mais que discussões sobre os esforços para administrar o
sistema educacional, o Manifesto apresenta uma reflexão importante sobre o
pensamento arcaico que segrega a educação das demais articulações sociais de
relevância para o desenvolvimento do país, por exemplo, a economia. De acordo
com os educadores integrantes deste movimento:
Era preciso, pois, imprimir uma direcção cada vez mais firme
a esse movimento já agora nacional, que arrastou comsigo os educadores de mais
destaque, e leval-o a seu ponto culminante com uma noção clara e definida de
suas aspirações e suas responsabilidades. Aos que tomaram posição na vanguarda
da campanha de renovação educacional, cabia o dever de formular, em documento
público e o governo, a posição que conquistaram e vêm mantendo desde o início
das hostilidades contra a escola tradicional. (INEP, 1984).
Com a proposta de renovar a escola tradicional,
objetivava-se a aplicação da verdadeira função social da escola, pautadas na
democracia e na hierarchia das capacidades. O documento enaltece o exercício
dos direitos dos cidadãos brasileiros no que se refere à educação, dentre eles
podemos destacar: a educação pública, a escola única, a laicidade, gratuidade e
obrigatoriedade da educação.
A educação pública é compreendida como responsabilidade do
Estado, que conseqüentemente serviria de pano de fundo para as perspectivas de
uma escola única. Ou seja, se a educação é para todos, então, as classes
populares não beneficiadas pelas escolas privadas, teriam uma escola comum às
instituições privadas e assim de forma igualitária. A defesa da laicidade está
relacionada à uma luta travada contra o ensino religioso, predominante no
Brasil em boa parte das escolas existentes, pelo respeito à personalidade que
se forma dentro da escola, longe de confrontos religiosos e desrespeito pela
presença ou não de crenças. Segundo o Manifesto, a gratuidade é dependente da
obrigatoriedade, pois, o Estado não pode tornar o ensino obrigatório e igual
para todos se este não for gratuito e atender a todos os níveis econômicos e
sociais presentes na nação.
Para os educadores que levantaram essas questões na falta do
espírito philosophico e scientifico, na resolução dos problemas da
administração escolar é importante antes de tudo pensar em determinar os fins
da educação. O educador, portanto, deve perceber a necessidade de uma cultura
múltipla e bem diversa, as alturas e as profundidades da vida humana e da vida
social não devem estender-se além do seu raio visual; elle deve ter o conhecimento
dos homens e da sociedade em cada uma de suas phases.(INEP, 1984)
De acordo com os pioneiros, o domínio da evolução social
permitiria um avanço no poder de organização, ou seja, resolveria o estado em
que a educação se encontrava e tornaria o educador mais consciente das
capacidades administrativas que deveria desempenhar. Os métodos e técnicas
científicas serviriam de base para avaliar a situação e os resultados após sua
aplicação. Surgia uma nova política educacional, pautada na formação do profissional
da educação e nas influências industriais vigentes na época, como a esperança
de mudança no sistema educacional e o emprego efetivo do pensamento científico
nas ações da escola.
Onde se tem de procurar a causa principal desse estado antes
de inorganização do que de desorganização do aparelho escolar, é na falta, em
quase todos os planos e iniciativas, da determinação dos fins da educação
(aspecto philosophico e social) e da applicação (aspecto technico) dos methodos
scientificos aos problemas da educação. Ou, em poucas palavras, na falta de
espitiro philosophico e scientifico, na resolução dos problemas da
administração escolar.
Neste documento presenciamos uma crítica à segunda fase
republicana. As observações por vezes são tão parecidas com o momento atual,
que as “coincidências” chegam a espantar.
Essa pesquisa sobre "O manifesto dos pioneiros" foi realizada juntamente com meu grupo de estudo (Trio: Camila, Isabela e eu) quando estávamos no 3º semestre, graduando em Pedagogia. Espero que essa postagem possa colaborar com seus estudos. Caso queira saber mais, acesse as referencias abaixo:
Referências
SANDER, B. Administração da Educação no Brasil: genealogia
do conhecimento. Brasília: Liber Livro, 2007a.
SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no
Brasil. – Campinas, SP: Autores Associados, 2007. – (Coleção memória da
educação).
INEP. “Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova”. Revista
brasileira de estudos pedagógicos. – v. 1, n. 1 (jul. 1944). – Rio de
Janeiro: Instituto Nacional de Estudos
Pedagógicos, 1944 – Publicação oficial do Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais.
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